sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Apresentação

Criei o presente veículo comunicativo para exaltar o samba de raiz, que de uns tempos para cá tem ganho cada vez mais novas figuras que abraçaram com amor e carinho o verdadeiro samba (o de raiz), renovando e reconstituindo suas origens, apesar do aparecimento de ritmos que tiveram seus momentos (bossa nova, tropicália, pagode tipo "tchan", samba-rock, etc).
O verdadeiro samba, nascido com "Pelo Telefone", como se sabe, teve em Noel Rosa o talento maior nas suas origens; teria ele deixado, no pouco tempo de sua existência, por volta de 200 músicas.
Depois, outros vieram no seu rastro, abrindo caminho para o samba de raiz. Pichinguinha, embora o rei do choro, criou sambas inestimáveis. Nelson Cavaquinho só pode ter sido comandado em suas criações, por Deus, tal a beleza e profundidade de suas letras. Cartola, com suas canções que até hoje todos cantam, foi um grande "construtor do samba de raiz". Depois vieram Ataulfo Alvez, Jamelão, Adoniran Barbosa, Lupicínio Rodrigues, Candeias, Guilherme de Brito, etc, até chegarmos a Paulo Vanzolin, Elton Medeiros, Ney Lopes, Nelson Sargento, Sombrinha, Arlindo Cruz e outros mais recentes como Jorge Aragão, Dudu Nobre, Teresa Cristina. etc.
Como cantores, desde Francisco Alves, Orlando Silva, Elizabeth Cardoso, etc, penso que a maior figura que fez do samba de raiz o que é e que dedicou toda a sua vida para ele foi, sem dúvida, a sempre presente Beth Carvalho. Aliás, esta está a merecer uma homenagem de um escritor contando sua vida e sua obra, enquanto viva, pois, como disse em uma música célebre Nelson Cavaquinho: "quem quiser me homenagear, que o faça agora, antes que eu vire saudade". Beth foi e é a maior cantora de samba do país, de todos os tempos. Em matéria de grupo vocal, o maior foi e é Demônios da Garoa.
Temos os sempre lembrados Martinho da Vila, Paulinho da Viola, pessoal do Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Jair Rodrigues, Teresa Cristina e o Grupo Semente, Dudu Nobre, e a maior estrela de hoje, Zeca Pagodinho, Noite Ilustrada, Dona Ivone Lara, Dona Inah, Leci Brandão, Benito de Paula, Miriam Batucada, Germano Mathias, Alcione. Mais recentemente, têm surgido verdadeiros talentos ou grupos, como Ana Costa, da Lapa, e idem: o Galo Cantô, Batuque na Cozinha, Casuarina e outros que vêm surgindo como Cristina Buarque, Fabiana Corazza, Mônica Salmaso, Quinteto Branco e Preto, Samba da Vela, Grupo Camisa Listrada, Maria Rita, Roberta Sá, e o Diogo Nogueira. Outros ainda estão surgindo aqui e acolá.
Neste Cantinho, haverems de exaltar e noticiar as belas letras e músicas que vêm do passado e do presente, a fazer com que o samba de raiz seja eterno.