terça-feira, 24 de março de 2009

Os Partideiros do Cacique

De há muito possuo três CDs do pessoal do Cacique de Ramos; lá, das rodas de samba (que continuam até hoje) surgiu renovadamente o samba de raiz, com nomes como Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e muitos outros.
O grupo Partideiros do Cacique nasceu lá e hoje faz sucesso em diversos lugares deste país, e é composto por Banana, Carlinhos, Tchatchacha, Marcinho do Pandeiro, Márcio Vanderlei, Bruno Sales e Marcos Leandro.
No início de 2003 os sambistas do Fundo de Quintal convocaram o grupo para acompanhar os compositores que apresentaram suas músicas para o repertório do disco "Festa para a Comunidade". Em setembro de 2003, cantaram com Sombrinha num show do Projeto Funarj, "Chorando e Sambando", o que lhes rendeu o prêmio revelação do ano.
Em novembro de 2004 o Fundo de Quintal gravou eu primeiro DVD, "Fundo de Quintal ao Vivo Convida", que contou com a participação do Partideiros. Em novembro do mesmo ano o grupo participou do projeto "Raça Brasileira", edição comemorativa do Projeto Som Livre criado 20 anos antes e que lançou Jovelina Pérola Negra, Mauro Diniz e Zeca Pagodinho.
Destaques do grupo: programa Dorina Samba - Rádio Viva Rio, AM 1180, destaque de 2003.
Do seu site retiramos estas palavras elogiosas do grupo: "Retomar a tradição das rodas à sombra das famosas tamarineiras, perpetuando o legado que deixaram sambistas da década de 1980. Essa a missão do grupo".
O projeto "Raça Brasileira - 20 anos" teve 200 mil DVDs vendidos pela Som Livre em 2005. Sobre os integrantes, falaremos um pouco da trajetória de cada um deles, depois.
Por enquanto quero registrar o show no qual estive presente, que o grupo nos ofereceu no Bar Brahma, na sexta-feira passada. Espetacular, como não poderia deixar de ser, com a participação desse monstro sagrado que é Sombrinha. As melhores músicas constantes dos CDs que mencionei (e outras) foram devidamente apresentadas (como "Perdoar Jamais").
Estarão se apresentando no SESC - Pompéia, nos dois 27 e 28 próximos. Imperdível.
Ainda hei de falar desse grupo fantástico. Até!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Samba Social Clube

Hoje gostaria de registrar o lançamento do DVD "Samba Social Clube", onde a nata do samba de raiz comparece com seus talentos e vozes esplêndidas. Esse DVD, idealizado porAdriano de Martini e Ricardo Moreira, foi gravado ao vivo na Fundição Progresso - Rio de Janeiro - Produção MPB Brasil e EMI Music.

São vários os excelentes sambistas que comparecem com sambas muito admirados. Vou destacar alguns, com seus compositores e cantores:

1) "É preciso muito amor" (Nóca da Portela/Tido de Miracema), Zeca Pagodinho;
2) "O Bêbado e a Equilibirista" (João Bosco/Aldir Blanc), Beth Carvalho;
3) "Tristeza Pé no Chão" (Armando Fernandes/Mamão), Tereza Cristina & Grupo Semente;
4) "Sorriso Aberto" (Guará), Leci Brandão;
5) "Mas quem disse que eu te esqueço" (Yvone Lara/Herminio Bello de Carvalho), sem dúvida um dos clássicos do samba de raiz, cantado por Dona Yvone Lara;
6) "Pressentimento" (Elton Medeiros/Herminio Bello de Carvalho), belíssimo e imperdível, na voz sensível e bela de Roberta Sá, talvez a maior revelação do samba destes últimos tempos;
7) "Esperanças Perdidas", um dos mais belos sambas que surgiram pelas cabeças de Délcio Carvalho e Adelton Alves, na voz de Lenine;
8) "O show tem que continuar" (Sombrinha/Arlindo Cruz/Luiz Cláudio da Vila), nas vozes desses meninos sensacionais que compõem o grupo Casuarina;
9) "Samba Social Clube", Arlindo Cruz, Marcelinho Moreira e Casuarina.

Como se verifica, trata-se de um desfile dos maiores representates do samba de raiz no Brasil atual.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Salgueiro Campeã do Carnaval 2009

Não poderíamos deixar de dar os parabéns à Escola de Samba do Salgueiro (a escola que mora no meu coração há mais de 30 anos) pela vitória brilhante, após 15 ou 16 anos em vitórias no Carnaval do Rio de Janeiro. Agora, saiam de baixo! Também queremos parabenizar a Escola Mocidade Alegre pela vitória difícil em São Paulo, mas merecida!
Até a próxima!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Estação Lapa e Samba Novo

Outro CD dedicado ao samba de raiz é "Estação Lapa - Vol. 2", com a participação de uma plêiade de sambistas. Com direção artística de João Augusto, destacamos desse CD: "Acalanto", Tereza Cristina e o Grupo Semente, "Amor Vadio", Wilson Moreira, "O Samba é meu dom", Pedro Miranda, "Esperei o sol raiar", Dona Ivone Lara, "Swing de Campo Grande", Casuarina e Tereza Cristina, "Peixe com Coco", Monarco e Velha Guarda da Portela, "Portela na Avenida", Cristina Buarque.
Gostaria, ainda, de registrar um CD recente intitulado "Samba Novo" (Rodrigo Maranhão, Tereza Cristina, Roberta Sá e outros nomes da nova geração do samba), da Som Livre. Destacamos: "O Canto da Raça", com Hamilton de Souza, "Afefé", interpretada por Roberta Sá e o Trio Madeira Brasil, "História do Mar", por Sururu na Roda, "Cantiga", Monobloco, "Reza forte", Serjão Loroza e "Miragem" com Serginho Procópio.
Ótimos!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Casuarina

Hoje resolvemos registrar a existência, dentro do samba de raiz, do grupo Casuarina. Trata-se de um grupo que vem fazendo muito sucesso no Rio de Janeiro. É formado por Gabriel Azevedo, Daniel Montes, João Fernando, João Cavalcanti e Rafael Freire.
São Sambistas de primeira, escrevendo e produzindo suas próprias músicas.
São dois CDs produzidos com esmero pela Biscoito Fino.
Do primeiro CD, destacamos: "Dilemas do Universo", "Teima quem quer" (Paulo Vanzolini), "Arco-Íris", "Onda de Poeta".
Do segundo, destacamos: "Pranto de Poeta" (Nelson Cavaquinho), "Súplica Cearense" (imperdível), "Na intimidade, meu preto" (Ney Lopes), "Laranja Madura" (Ataulfo Alves), "Formiga Miuda" (Wilson Moreira/Sergio Fonseca), "Minha Filosofia" (Aluísio Machado).
Vale a pena ouvir.