quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hoje, temos dois grandes lançamentos para comentar:

1. Luiz Melodia – Especial – MTV
Este CD revela um grande sambista (embora ele tenha enveredado por outras bandas também).
Eu diria que, no âmbito do samba, este é um dos melhores CDs que surgiram.
A primeira faixa é um samba belíssimo e novo: “Contrastes”. A segunda é “Rei do Samba” (imperdível),. Quer cantar samba na Gamboa. 30 anos sempre a cantar.
A terceira faixa é “Tive sim”, uma das pérolas de Cartola. “Eu vivia contente, como vivo hoje com você. Tive sim outro grande amor antes de ti”.
A faixa 4 traz nada mais do que “Diz que foi por aí” (Zé Kéti/H. Borba); em seguida, sublinho a faixa “Fadas” (6).
Outra faixa imperdível: “Gente humilde” (samba do qual eu perguntei aqui se sabiam quem o compôs e quem o cantou. Hoje sei: Chico Buarque, Garoto/Vinicius de Moraes; quem a gravou: Silvio Caldas. É uma das mais lindas músicas do cancioneiro pátrio (“tem certos dias em que eu penso em minha gente”; “São casas simples com cadeiras com calçada”; “E aí me dá uma tristeza no meu peito. Feito um despeito de eu não ter como lutar”; “E eu que não creio peço a Deus por minha gente. É gente humilde, que vontade de chorar”.
Outra faixa a de n.º 11, “choro de Passarinho” (Renato Piau/Euclides Amaral/Rubens Cardoso).
A faixa 13 é um samba de raiz genuíno. Belíssimo (Eu vou ficar no Morro).
A última faixa foi cantada pelo Luiz em outro CD: “Chegou a Bonitona” (Geraldo Pereira/José Batista).

2. Alcione: Acesa
Trata-se do seu último CD. Músicas escolhidas a dedo para o seu vozeirão e para o seu molejo inconfundível.
A primeira faixa é novidade imperdível: “Eu não domino essa paixão” (Paulinho Resende).
A 2ª faixa é sensacional: “O samba me chamou” (Marquinho PQD – Sombrinha).
“Eternas Madrugadas” (Fred Camacho – Cassiano Andrade), é a 3ª faixa.
Em seguida a faixa que dá o título ao CD: “Acesa” (Telma Tavares – Eddie Ferreira). É um samba arrebatador. O tom das batidas é fantástico.
A faixa n.º 6, “Não peça pra ficar” (Valtinho Jota/Andrea Amadelsi) é muito bonita, tendo uma letra belíssima.
A faixa 7 é belíssima, tanto nos seus versos como na música: “O sono dos justos” (Marcos Lima/Marcio Proença/Rodrigo Sestremi).
A faixa n.º 9, “Eu vou pra Lapa” (Serginho Meriti, que tem mais de 700 sambas compostos, inclusive o samba consagrado por Zeca Pagodinho, “Deixa a vida me levar”/Claudinho Guimarães). É um típico samba de raiz.
A faixa seguinte: “Chutando o Balde” (Ney Lopes – que canta também.
A faixa de n.º 11: “Quem dera”, belíssimo samba, de Reinaldo Frias e Paulo Sérgio Valle.
“Sinuca de Bico” é a faixa de n.º 12 (Claudemir Elcio do Pagode – Serginho Meriti).
Registro: O samba de raiz vai fazendo nascer aqui ou acolá novos nomes e grupos.
No dia 30 último (domingo), o Canal MTV apresentou um grande show de um novo grupo denominado “Arranco de Varsóvia”, homenageando Martinho da Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário