quarta-feira, 27 de maio de 2009

DUAS PRINCESINHAS ATUAIS DO SAMBA DE HOJE

Roberta Sá
Seu novo CD “Que belo estranho dia para se ter alegria” (Junior Barreto e Jair da Silva);
Faixas marcantes: “O pedido”; “Alô fevereiro” (Sidney Miller); “Interesse” (Carvalhinho); “Mais Alguém” (Moreno Veloso e Quito Ribeiro – “Não sei é certo pra você, mas por aqui já deu pra ver, mesmo espalhado ao redor, meus passos seguem um rumo só); “Janeiros” (Pedro Luis e Roberta Sá – “É como vento leve. Em seu lábio assobiar. A melodia breve. Lembrando brisa do mar. Mexendo maré num vai-e-vem. Pra se ofertar flor que quer desabrochar. Nasceu dourando manhã. Bordando areia. Com luz de candeia para nunca se apagar”. – Esta faixa é imperdível); “Cansei de esperar você (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho – “Quando cansei de esperar você. Vi minha estrela maior renascer. Vi minha vida mais colorida cheia de encanto e de mais prazer... Minha alegria voltou. Brilhando no alvorecer. Quando deixei de amar e esperar por você”); “Laranjeira” (Roque Ferreira, com Hamilton de Holanda no bandolim); Novo amor” (Edu Krieger, com Hamilton de Holanda no bandolim – “A luz apaga porque já raiou o dia. E a fantasia vai voltar para o barracão. Outra ilusão desaparece quarta-feira. Queira ou não queira terminou o Carnaval. Mas não faz mal, não é o fim da batucada...); “Samba de um minuto” (Rodrigo Maranhão – Devagar, esquece o tempo lá de fora. Devagar, esqueça a rima de fora cara. Escute o que vou lhe dizer. Um minuto de sua atenção. Com minha dor não se brinca. Já disse que não... – faixa imperdível); “Girando na Renda” (Pedro Luiz, Sérgio Paes e Flávio Guimarães – “É no samba de roda, eu vou. No babado na saia eu vejo. A morena girando a renda. É prenda pro seu orixá. Todo fim de semana tem. Gente dos quatro cantos vem. Diz na palma e no verso. Histórias de tempos imemoriais. Roda que eu quero ver é bonito. Canta que eu quero ouvir. Bate o tambor na força do rito. Tudo para se divertir...).
Produção da própria Roberta Sá, gravado no Rio de Janeiro, MPB-Produções. Eu recomendo esse belíssimo CD de uma das princesas do samba de raiz, que ainda é ela muito linda.

Mariana Aydar
Pela Universal Music, acaba de sair o mais recente CD dessa revelação do samba de raiz de hoje, Mariana Aydar.
Chama-se “Peixes, Pássaros e Pessoas”.
Destacamos desse belíssimo CD as seguintes faixas: “Florindo” (Duani) . Porque você chora tanto? E sofre sem ter motivo? Vai, deixa todo esse rancor pra trás. Que a vida vem sorrindo pra nós dois...”; “Beleza” (Luiza Maita/Rodrigo Campos); “Aqui em casa” (Duan/Kavita); “Manhã Azul” (Duan/Nuno Ramos – “Manhã. Manhã de Azul. Manhã de céu...”); “Peixes” (Nenug) – “Peixes são iguais a pássaros...”; Nada disso é para você” (Rômulo Froés/Clima); “Poderoso Rei” (Duani); “O samba me persegue” (Duani – imperdível, com a participação de Zeca Pagodinho – “Minha alma por inteiro. Balança e chega a vibrar. Quando ouço o repique de anel. E o cavaco suingar. Chega a dar um arrepio de ver a verdade no ar. O samba me persegue. E eu não vou negar...”); “Teu amor é falso” (Duani); “Tudo que eu trago no bolso” (Kavita/Nuno Ramos).
Esse CD, dessa grande revelação do nosso samba de raiz, Mariana, eu recomendo a todos aqueles que são ligados ao verdadeiro samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário